Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17600
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianaGoncalvesVieira.pdf561,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento impositivo para emendas individuais : alterações das emendas aprovadas ao PLOA entre 2014 e 2016
Autor(es): Vieira, Mariana Gonçalves
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Orçamento impositivo
Emendas parlamentares
Orçamento público - emendas parlamentares
Data de apresentação: 27-Jun-2017
Data de publicação: 2-Ago-2017
Referência: VIEIRA, Mariana Gonçalves. Orçamento impositivo para emendas individuais: alterações das emendas aprovadas ao PLOA entre 2014 e 2016. 2017. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa foi elaborada com o propósito de identificar as alterações das emendas individuais aprovadas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) após a instituição do orçamento impositivo para emendas parlamentares individuais por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 e 2015 e Emenda Constitucional (EC) nº 86 de 2015. O estudo teve como objetivo identificar o impacto dos dispositivos legais e constitucionais que instituíram o orçamento impositivo nas emendas parlamentares individuais aprovadas aos PLOAs dos exercícios financeiros compreendidos entre o período 2014-2016. Para atingir o objetivo foram analisados comparativamente dados orçamentários das emendas individuais aprovadas ao PLOA dos exercícios financeiros compreendidos no período 2011-2016, comparando o período anterior a impositividade (2011-2013) e pós (2014-2016), sob cinco óticas: distribuição das emendas aprovadas por Poder; variação da concentração de valor das emendas por dimensão tática; distribuição das emendas individuais aprovadas ao PLOA no âmbito da Administração Pública Federal; evolução das emendas alocadas ao Ministério da Saúde (MS); valores das emendas parlamentares individuais aprovadas e percentual da Receita Corrente Líquida (RCL) que a EC nº 86 determina. A pesquisa é classificada como descritiva, os objetivos apresentam abordagem quantitativa, foi feita a coleta de dados orçamentários no sistema Siga Brasil (Senado Federal). Com base nos dados extraídos, comparando os períodos, é possível afirmar que houve um decréscimo da quantidade e valor das emendas aprovadas aos PLOAs. Percebe-se que houve uma mudança significativa na concentração das emendas por dimensão tática e destinação por órgão superior. Os dados permitiram verificar que os dispositivos legais e constitucionais foram efetivos no que tange a destinação das emendas e recursos alocados ao MS. Por fim, permitiram constatar que os dispositivos legais e constitucionais foram efetivos no que tange ao cumprimento do percentual de aprovação relacionado a RCL.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons