Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17590
Título: | Letramento multimodal : estudo de pinturas e de cartas de Vincent Van Gogh |
Autor(es): | Romeu, Tatiane Conceição da Silva |
Orientador(es): | Batista, Abadia Batista |
Assunto: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Letramento Arte - estudo e ensino |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 1-Ago-2017 |
Referência: | ROMEU, Tatiane Conceição da Silva. Letramento multimodal: estudo de pinturas e de cartas de Vincent Van Gogh. 2015. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo verificar de que forma pinturas e cartas do artista Vincent van Gogh podem ser favoráveis aos multiletramentos. Os estudos foram elaborados a partir dos conceitos de Letramento, Multiletramentos e Multimodalidade, tendo como ponto de apoio a Gramática Visual de Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), e do Fundamento da Linguagem Visual de Donis A. Dondis (2003). As análises das pinturas de Van Gogh e das Cartas que o artista enviou ao irmão Théo contribuíram para a criação de uma proposta didática interdisciplinar para as disciplinas Arte e Português. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com a intersecção entre abordagens teóricas da História da Arte e da Multimodalidade. |
Abstract: | This research aims to determine how the paintings and letters of artist Vincent van Gogh may be favorable to multiliteracies. The studies were developed from the concepts of Literacy, Multiliteracies and Multimodality, taking as a point of support from Visual Grammar by Kress and Van Leeuwen (1996, 2006) and the Primer of Visual Literacy of Donis A. Dondis (2003). Analyses of paintings by Van Gogh and the Letters that the artist sent to his brother Theo contributed to the creation of an interdisciplinary didactic proposal for the disciplines of Arts and Portuguese. The methodology was qualitative with the intersection between theoretical approaches to Art History and Multimodality. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons