Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17590
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TatianeConceicaoRomeu_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBatista, Abadia Batista-
dc.contributor.authorRomeu, Tatiane Conceição da Silva-
dc.identifier.citationROMEU, Tatiane Conceição da Silva. Letramento multimodal: estudo de pinturas e de cartas de Vincent Van Gogh. 2015. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo verificar de que forma pinturas e cartas do artista Vincent van Gogh podem ser favoráveis aos multiletramentos. Os estudos foram elaborados a partir dos conceitos de Letramento, Multiletramentos e Multimodalidade, tendo como ponto de apoio a Gramática Visual de Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), e do Fundamento da Linguagem Visual de Donis A. Dondis (2003). As análises das pinturas de Van Gogh e das Cartas que o artista enviou ao irmão Théo contribuíram para a criação de uma proposta didática interdisciplinar para as disciplinas Arte e Português. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com a intersecção entre abordagens teóricas da História da Arte e da Multimodalidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.titleLetramento multimodal : estudo de pinturas e de cartas de Vincent Van Goghpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-01T13:22:18Z-
dc.date.available2017-08-01T13:22:18Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17590-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research aims to determine how the paintings and letters of artist Vincent van Gogh may be favorable to multiliteracies. The studies were developed from the concepts of Literacy, Multiliteracies and Multimodality, taking as a point of support from Visual Grammar by Kress and Van Leeuwen (1996, 2006) and the Primer of Visual Literacy of Donis A. Dondis (2003). Analyses of paintings by Van Gogh and the Letters that the artist sent to his brother Theo contributed to the creation of an interdisciplinary didactic proposal for the disciplines of Arts and Portuguese. The methodology was qualitative with the intersection between theoretical approaches to Art History and Multimodality.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons