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https://bdm.unb.br/handle/10483/1757
Título: | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade : o auxílio da escola para seu diagnóstico |
Autor(es): | Oliveira, Maria de Fátima Pereira |
Orientador(es): | Charneau, Izabela Marques Dourado Bastos |
Assunto: | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade |
Data de apresentação: | 11-Jun-2011 |
Data de publicação: | 3-Ago-2011 |
Referência: | OLIVEIRA. Maria de Fátima Pereira. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o auxílio da escola para seu diagnóstico. 2011. 23 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. |
Resumo: | O objetivo deste levantamento bibliográfico foi de analisar a importância da escola no diagnóstico do TDAH, além de expor detalhes sobre essa doença neurobiológica, ainda pouco conhecida. Este estudo de revisão abordou estudos publicados entre os anos de 2001 a 2011, por intermédio de buscas sistemáticas utilizando banco de dados eletrônicos. O diagnóstico do TDAH depende de vários fatores como o conhecimento mais aprofundado sobre a doença dentre os profissionais da educação, a atenção dos pais às características de seus filhos e a análise clínica no diagnóstico da doença. Os estudos analisados demonstraram que geralmente é na escola que é identificado primeiramente o distúrbio. No entanto, muitas vezes, por falta de conhecimento dos professores o diagnóstico não ocorre, ou então, é errôneo fazendo com que alguns alunos sejam medicados de forma indiscriminada, sendo esse o motivo da necessidade da análise clínica. Existem estudos direcionados para auxiliar no diagnóstico do TDAH nas escolas, mas apesar de serem eficazes e objetivos, não podem ser utilizados de forma isolada nesse processo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1757 |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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