Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1757
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariadeFátimaPereiraOliveira.pdf322,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade : o auxílio da escola para seu diagnóstico
Autor(es): Oliveira, Maria de Fátima Pereira
Orientador(es): Charneau, Izabela Marques Dourado Bastos
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 3-Ago-2011
Referência: OLIVEIRA. Maria de Fátima Pereira. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o auxílio da escola para seu diagnóstico. 2011. 23 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo deste levantamento bibliográfico foi de analisar a importância da escola no diagnóstico do TDAH, além de expor detalhes sobre essa doença neurobiológica, ainda pouco conhecida. Este estudo de revisão abordou estudos publicados entre os anos de 2001 a 2011, por intermédio de buscas sistemáticas utilizando banco de dados eletrônicos. O diagnóstico do TDAH depende de vários fatores como o conhecimento mais aprofundado sobre a doença dentre os profissionais da educação, a atenção dos pais às características de seus filhos e a análise clínica no diagnóstico da doença. Os estudos analisados demonstraram que geralmente é na escola que é identificado primeiramente o distúrbio. No entanto, muitas vezes, por falta de conhecimento dos professores o diagnóstico não ocorre, ou então, é errôneo fazendo com que alguns alunos sejam medicados de forma indiscriminada, sendo esse o motivo da necessidade da análise clínica. Existem estudos direcionados para auxiliar no diagnóstico do TDAH nas escolas, mas apesar de serem eficazes e objetivos, não podem ser utilizados de forma isolada nesse processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons