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https://bdm.unb.br/handle/10483/17567
Título: | O cerrado como eixo temático na disciplina de química no ensino médio do Distrito Federal |
Autor(es): | Althoff, Caio Lopes dos Santos |
Orientador(es): | Politi, José Roberto dos Santos |
Coorientador(es): | Corrêa, Rosângela Azevedo |
Assunto: | Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) Química - estudo e ensino Cerrado |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 31-Jul-2017 |
Referência: | ALTHOFF, Caio Lopes dos Santos. O cerrado como eixo temático na disciplina de química no ensino médio do Distrito Federal. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade para o ensino de ciências, utiliza-se temas de relevância social para trabalhar conceitos científicos, buscando um ensino de ciências com maior significado para a vida dos estudantes. O foco deste trabalho é construir uma proposta de organização dos conteúdos de química do Ensino Médio em torno de um eixo-temático, visando alcançar maior integração entre os temas escolhidos pelo professor para contextualização de suas aulas. O eixo temático optado pelo autor é o Cerrado, pois considera-se este abrangente o suficiente para agrupar temas de relevância social que guardam relação com a química, envolvendo as dimensões políticas, econômicas e tecnológicas. O Cerrado encontra-se em preocupante estado de desmatamento, sua importância ecológica, a riqueza socioambiental e a biodiversidade encontram-se seriamente ameaçadas, configurando-se como urgente uma mudança de atitude em relação ao trato recebido da sociedade por este. A educação pode contribuir na formação de cidadãos que pensem e ajam criticamente em relação a este cenário, buscando tomar caminhos mais sustentáveis e responsáveis com as gerações futuras. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017. |
Aparece na Coleção: | Química
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