Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17567
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CaioLopesdosSantosAlthoff.pdf772,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPoliti, José Roberto dos Santos-
dc.contributor.authorAlthoff, Caio Lopes dos Santos-
dc.identifier.citationALTHOFF, Caio Lopes dos Santos. O cerrado como eixo temático na disciplina de química no ensino médio do Distrito Federal. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNuma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade para o ensino de ciências, utiliza-se temas de relevância social para trabalhar conceitos científicos, buscando um ensino de ciências com maior significado para a vida dos estudantes. O foco deste trabalho é construir uma proposta de organização dos conteúdos de química do Ensino Médio em torno de um eixo-temático, visando alcançar maior integração entre os temas escolhidos pelo professor para contextualização de suas aulas. O eixo temático optado pelo autor é o Cerrado, pois considera-se este abrangente o suficiente para agrupar temas de relevância social que guardam relação com a química, envolvendo as dimensões políticas, econômicas e tecnológicas. O Cerrado encontra-se em preocupante estado de desmatamento, sua importância ecológica, a riqueza socioambiental e a biodiversidade encontram-se seriamente ameaçadas, configurando-se como urgente uma mudança de atitude em relação ao trato recebido da sociedade por este. A educação pode contribuir na formação de cidadãos que pensem e ajam criticamente em relação a este cenário, buscando tomar caminhos mais sustentáveis e responsáveis com as gerações futuras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAbordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade)pt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.titleO cerrado como eixo temático na disciplina de química no ensino médio do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-31T12:42:34Z-
dc.date.available2017-07-31T12:42:34Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17567-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoCorrêa, Rosângela Azevedo-
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons