Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17563
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SidneiFonsecadaSilva.pdf790,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teletrabalho : estudo exploratório com servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Autor(es): Silva, Sidnei Fonseca da
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Teletrabalho
Produtividade do trabalho
Trabalho - desempenho
Data de apresentação: 6-Jun-2017
Data de publicação: 31-Jul-2017
Referência: SILVA, Sidnei Fonseca da. Teletrabalho: estudo exploratório com servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 2017. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa analisou os efeitos iniciais do teletrabalho com servidores de um órgão do Poder Judiciário Federal. Nos últimos anos as organizações públicas e privadas estão sistematicamente desenvolvendo novas tecnologias e métodos de trabalho que modificam a rotina de seus funcionários, buscando sempre racionalizar recursos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão inseridas em sistemas de produção ou prestação de serviços. O teletrabalho é uma modalidade de trabalho que está sendo implantado nos últimos anos em diversos órgãos da administração pública. Sendo assim, foi realizado um estudo exploratório de abordagem qualitativa com servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o objetivo de analisar os efeitos iniciais do teletrabalho em suas rotinas diárias. A pesquisa foi realizada com 8 servidores teletrabalhadores e 3 gestores de teletrabalhadores. Os resultados foram analisados a partir de dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas que abordaram as questões de organização, gestão, vantagens, desvantagens, facilidades e dificuldades identificadas com essa modalidade de trabalho. Qualidade de vida e aspectos sociais também foram analisados no estudo. O método de análise dos resultados utilizado na pesquisa foi a análise de conteúdo. Segundo os entrevistados, com o teletrabalho, houve aumento da produtividade, por meio do incremento de metas e economia com recursos físicos e materiais, resultando assim, em benefícios para o tribunal. Os resultados indicaram que houve uma economia de tempo e significativa mudança na qualidade de vida dos servidores que, apontaram a flexibilidade, autonomia e maior tempo disponível para a família como principais vantagens do teletrabalho. Em contrapartida, a principal desvantagem enfatizada pelos entrevistados foi o isolamento social, visto como um distanciamento do teletrabalhador com os outros colegas de trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons