Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17562
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SuzanaDaSilvaLima_tcc.pdf538,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento multimodal : o gênero publicitário em livro didático de português
Autor(es): Lima, Suzana da Silva
Orientador(es): Batista, Eni Abadia
Assunto: Gêneros textuais
Letramento
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 31-Jul-2017
Referência: LIMA, Suzana da Silva. Letramento multimodal: o gênero publicitário em livro didático de português. 2015. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia traz uma abordagem do gênero multimodal em duas peças publicitárias da marca Dove, no livro didático de português, que é utilizado para as práticas de leitura e compreensão de textos multimodais em sala de aula. Esta pesquisa analisa qualitativamente dois textos multimodais, mas também pretende ampliar os conhecimentos referentes ao multiletramento, à multimodalidade, aos gêneros textuais e à Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen. Assim, acredita-se que este trabalho possa ser uma apropriada contribuição para as práticas de sala de aula e para o multiletramento dos estudantes, além de contribuir com os estudos de multimodalidade e ensino.
Abstract: This paper presents a multimodal gender approach in two advertisements of the Dove brand in textbook Portuguese, which is used for reading practices and understanding of multimodal texts in the classroom. This paper analyzes qualitatively two multimodals texts, but also intends to expand the knowledge regarding the multiliteracy, the multimodality, the genres and the Grammar of Visual Design of Kress and van Leeuwen. Thus, it is believed that this work can be an appropriate contribution to classroom practices and the multiliteracy students, and contribute to the studies of multimodality and education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons