Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MayraMarianadaSilvaChagas.pdf532,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do blog como ferramenta das TICs para o ensino de climatologia com enfoque em aquecimento global
Autor(es): Chagas, Mayra Mariana da Silva
Orientador(es): Ledo, Roger Maia Dias
Assunto: Aquecimento global
Mudanças climáticas
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 3-Ago-2011
Referência: CHAGAS, Mayra Mariana da Silva. O uso do blog como ferramenta das TICs para o ensino de climatologia com enfoque em aquecimento global. 2011. 32 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Os problemas das mudanças climáticas em decorrência do aquecimento global tem sido desastrosos. Com o advento da industrialização, desde o final do século XIX, o homem tem gerado poluição em excesso principalmente através da queima de combustíveis fósseis, o que tem contribuído em demasia para o processo do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural essencial para a vida na Terra, mas com o excesso dos gases de efeito estufa (GEE), principalmente o CO2, esse fenômeno tem se exacerbado provocando o aquecimento global. Várias são as conseqüências já sentidas em decorrência de processo: derretimento das geleiras, furacões fora de época, epidemias, acidificação dos oceanos, extinção de espécies, problemas na agricultura, etc. Com a urgência que a condição climática atual trás, os educadores de hoje precisam urgentemente buscar alternativas para conscientizar seus alunos e a sociedade da realidade do planeta, e deve buscar soluções conjuntas para refrear o panorama atual global. Através desse trabalho é evidenciada uma ferramenta das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), para ser aliada no processo de ensino e conscientização das parcelas que freqüentam o ambiente de ensino e de toda a sociedade que tenha acesso à internet: o blog. Foi desenvolvido o blog HTTP://climaemfoco.blogspot.com que trata das causas, conseqüências e soluções para o aquecimento global e que trás notícias em tempo real das condições climáticas, apresenta links de parceiros que estão na luta para um futuro melhor, vídeo-aula, textos explicativos e ferramentas de jogos que tornam o aprendizado mais divertido e descontraído.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Consórcio Setentrional de Licenciatura em Biologia a Distância, Curso de Ciências Biológicas, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons