Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ledo, Roger Maia Dias | - |
dc.contributor.author | Chagas, Mayra Mariana da Silva | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Mayra Mariana da Silva. O uso do blog como ferramenta das TICs para o ensino de climatologia com enfoque em aquecimento global. 2011. 32 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Consórcio Setentrional de Licenciatura em Biologia a Distância, Curso de Ciências Biológicas, 2011. | en |
dc.description.abstract | Os problemas das mudanças climáticas em decorrência do aquecimento global tem sido desastrosos. Com o advento da industrialização, desde o final do século XIX, o homem tem gerado poluição em excesso principalmente através da queima de combustíveis fósseis, o que tem contribuído em demasia para o processo do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural essencial para a vida na Terra, mas com o excesso dos gases de efeito estufa (GEE), principalmente o CO2, esse fenômeno tem se exacerbado provocando o aquecimento global. Várias são as conseqüências já sentidas em decorrência de processo: derretimento das geleiras, furacões fora de época, epidemias, acidificação dos oceanos, extinção de espécies, problemas na agricultura, etc. Com a urgência que a condição climática atual trás, os educadores de hoje precisam urgentemente buscar alternativas para conscientizar seus alunos e a sociedade da realidade do planeta, e deve buscar soluções conjuntas para refrear o panorama atual global. Através desse trabalho é evidenciada uma ferramenta das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), para ser aliada no processo de ensino e conscientização das parcelas que freqüentam o ambiente de ensino e de toda a sociedade que tenha acesso à internet: o blog. Foi desenvolvido o blog HTTP://climaemfoco.blogspot.com que trata das causas, conseqüências e soluções para o aquecimento global e que trás notícias em tempo real das condições climáticas, apresenta links de parceiros que estão na luta para um futuro melhor, vídeo-aula, textos explicativos e ferramentas de jogos que tornam o aprendizado mais divertido e descontraído. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aquecimento global | en |
dc.subject.keyword | Mudanças climáticas | en |
dc.subject.keyword | Ensino auxiliado por computador | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | en |
dc.title | O uso do blog como ferramenta das TICs para o ensino de climatologia com enfoque em aquecimento global | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2011-08-03T22:47:12Z | - |
dc.date.available | 2011-08-03T22:47:12Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-03T22:47:12Z | - |
dc.date.submitted | 2011-06-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1755 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1755 | - |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|