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https://bdm.unb.br/handle/10483/17529
Título: | Projeto Mulheres Inspiradoras : a pedagogia de projetos e o fortalecimento da identidade dos estudantes e das estudantes |
Autor(es): | Albuquerque, Gina Vieira Ponte de |
Orientador(es): | Dias, Juliana de Freitas |
Assunto: | Práticas pedagógicas Igualdade de gênero Letramento Mulheres |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 24-Jul-2017 |
Referência: | ALBUQUERQUE, Gina Vieira Ponte de. Projeto Mulheres Inspiradoras: a pedagogia de projetos e o fortalecimento da identidade dos estudantes e das estudantes. 2015. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa aborda as temáticas contempladas ao longo da Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, incluindo tópicos como Letramento Crítico, Pedagogia de Multiletramentos, Interdisciplinaridade e Avaliação na Perspectiva Inclusiva e para Promoção da Aprendizagem. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico crítico. As principais teorias que subsidiaram a análise dos dados são a Pedagogia Crítica de Henry Giroux (1987), as Teorias da Identidade de Hall e Silva (2014) e a Análise de Discurso Crítica de Fairclough (2001). A apresentação das teorias se deu na perspectiva da triangulação. O principal objetivo da pesquisa foi investigar os traços de mudança de identidade de estudantes do 9º ano contemplados com o Projeto Mulheres Inspiradoras. Os resultados da pesquisa sinalizam para a identificação de quatro categorias que traduzem esses traços e que versam sobre a relação dos estudantes com o modelo tradicional de escola que parece se apresentar no contexto pesquisado e com os espaços sociais dos quais fazem parte, especialmente em relação a aspectos como a hegemonia masculina e a ideologia que trata como desiguais homens e mulheres. Outra categoria que emergiu da análise dos dados sugere a reconstrução da identidade das mulheres que participaram do projeto. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
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