Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Juliana de Freitas | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Gina Vieira Ponte de | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Gina Vieira Ponte de. Projeto Mulheres Inspiradoras: a pedagogia de projetos e o fortalecimento da identidade dos estudantes e das estudantes. 2015. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aborda as temáticas contempladas ao longo da Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, incluindo tópicos como Letramento Crítico, Pedagogia de Multiletramentos, Interdisciplinaridade e Avaliação na Perspectiva Inclusiva e para Promoção da Aprendizagem. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico crítico. As principais teorias que subsidiaram a análise dos dados são a Pedagogia Crítica de Henry Giroux (1987), as Teorias da Identidade de Hall e Silva (2014) e a Análise de Discurso Crítica de Fairclough (2001). A apresentação das teorias se deu na perspectiva da triangulação. O principal objetivo da pesquisa foi investigar os traços de mudança de identidade de estudantes do 9º ano contemplados com o Projeto Mulheres Inspiradoras. Os resultados da pesquisa sinalizam para a identificação de quatro categorias que traduzem esses traços e que versam sobre a relação dos estudantes com o modelo tradicional de escola que parece se apresentar no contexto pesquisado e com os espaços sociais dos quais fazem parte, especialmente em relação a aspectos como a hegemonia masculina e a ideologia que trata como desiguais homens e mulheres. Outra categoria que emergiu da análise dos dados sugere a reconstrução da identidade das mulheres que participaram do projeto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Igualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.title | Projeto Mulheres Inspiradoras : a pedagogia de projetos e o fortalecimento da identidade dos estudantes e das estudantes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T16:31:17Z | - |
dc.date.available | 2017-07-24T16:31:17Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17529 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|