Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17525
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KairoVieiraAguiar.pdf707,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ideologia gerencialista e sofrimento no trabalho entre vendedores de uma organização do setor de móveis e eletrodomésticos
Autor(es): Aguiar, Kairo Vieira
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Trabalho - sofrimento
Vendedores - aspectos sociais
Relações trabalhistas
Data de apresentação: 6-Jun-2017
Data de publicação: 20-Jul-2017
Referência: AGUIAR, Kairo Vieira. Ideologia gerencialista e sofrimento no trabalho entre vendedores de uma organização do setor de móveis e eletrodomésticos. 2017. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as causas de sofrimento no trabalho entre vendedores de uma organização do setor varejista, em meio ao avanço da Ideologia Gerencialista em organizações públicas e privadas. Para tanto, inicia-se na contextualização da forma como as relações de trabalho são estabelecidas nas organizações contemporâneas. Em seguida, analisam-se os elementos da Ideologia Gerencialista e suas consequências degradantes para o homem e o trabalho. A partir daí, procurou-se caracterizar o trabalho desempenhado pelos vendedores, bem como especificar as vivências de sofrimento desses profissionais. Com a finalidade de operacionalizar o objetivo deste trabalho, procedeu-se a entrevistas semiestruturadas como instrumento de pesquisa, possibilitando coletar os relatos dos vendedores. A análise de resultados foi realizada mediante a técnica de Análise de Conteúdo, ao categorizar as informações obtidas por meio de núcleos de sentido. Os resultados possibilitaram constatar que a disseminação da Ideologia Gerencialista na unidade de pesquisa gerava desgastes físicos e mentais entre os vendedores, como dores musculares, estafa, estresse, medo e ansiedade. Por fim, verificou-se que os vendedores viam-se compelidos a utilizar mecanismos de defesa no trabalho para evitar a iminência do adoecimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons