Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1745
Título: | O lúdico no ensino-aprendizagem de ciências naturais no 8º ano |
Autor(es): | Alves, Vandelene Castro |
Orientador(es): | Ledo, Roger Maia Dias |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Atividades lúdicas Aprendizagem |
Data de apresentação: | 11-Jun-2011 |
Data de publicação: | 3-Ago-2011 |
Referência: | ALVES, Vandelene Castro. O lúdico no ensino-aprendizagem de ciências naturais no 8º ano. 2011. 23 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. |
Resumo: | Visando as dificuldades em trabalhar assuntos abstratos como Citologia e também a forma de associá-las a vida dos discentes, este estudo tem como objetivo refletir a importância da ludicidade no ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, repensado a nossa prática pedagógica. Nessa perspectiva, enfocamos o educador como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, cujas vertentes são ambíguas, mas com dedicação além da vontade de inovar, é possível tornar conteúdos outrora “difíceis”, “chatos” em procedimentos prazerosos e diferentes. Desta forma, com uma metodologia diferenciada o aprendizado ficará bem mais fácil e atraentes com a utilização dos jogos lúdico-pedagógicos, pois proporciona um aprendizado social e a construção do conhecimento. Para tanto é necessário saber que existem vantagens e desvantagens na utilização dessa ferramenta e cabe ao educador utilizá-la sabiamente. Nesse contexto, foram aplicados jogos sobre Citologia com o intuito de desenvolver habilidades nos discentes que promova uma aprendizagem significativa. Esse estudo comprovou a eficácia dos jogos ao se comparar resultados obtidos pelos alunos participantes dessas atividades com outros que não participaram. Portanto, com o apoio do lúdico os docentes podem facilitar o processo de aprendizagem, assim, os educadores ficarão satisfeitos com os resultados no aprendizado dos seus alunos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília - Campus Planaltina, Licenciatura em Biologia à distância, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1745 |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons