Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1745
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VandeleneCastroAlves.pdf559,29 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLedo, Roger Maia Dias-
dc.contributor.authorAlves, Vandelene Castro-
dc.identifier.citationALVES, Vandelene Castro. O lúdico no ensino-aprendizagem de ciências naturais no 8º ano. 2011. 23 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília - Campus Planaltina, Licenciatura em Biologia à distância, 2011.en
dc.description.abstractVisando as dificuldades em trabalhar assuntos abstratos como Citologia e também a forma de associá-las a vida dos discentes, este estudo tem como objetivo refletir a importância da ludicidade no ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, repensado a nossa prática pedagógica. Nessa perspectiva, enfocamos o educador como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, cujas vertentes são ambíguas, mas com dedicação além da vontade de inovar, é possível tornar conteúdos outrora “difíceis”, “chatos” em procedimentos prazerosos e diferentes. Desta forma, com uma metodologia diferenciada o aprendizado ficará bem mais fácil e atraentes com a utilização dos jogos lúdico-pedagógicos, pois proporciona um aprendizado social e a construção do conhecimento. Para tanto é necessário saber que existem vantagens e desvantagens na utilização dessa ferramenta e cabe ao educador utilizá-la sabiamente. Nesse contexto, foram aplicados jogos sobre Citologia com o intuito de desenvolver habilidades nos discentes que promova uma aprendizagem significativa. Esse estudo comprovou a eficácia dos jogos ao se comparar resultados obtidos pelos alunos participantes dessas atividades com outros que não participaram. Portanto, com o apoio do lúdico os docentes podem facilitar o processo de aprendizagem, assim, os educadores ficarão satisfeitos com os resultados no aprendizado dos seus alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordAprendizagem-
dc.titleO lúdico no ensino-aprendizagem de ciências naturais no 8º anoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2011-08-03T14:22:57Z-
dc.date.available2011-08-03T14:22:57Z-
dc.date.issued2011-08-03T14:22:57Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1745-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1745-
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons