Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1745
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VandeleneCastroAlves.pdf559,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico no ensino-aprendizagem de ciências naturais no 8º ano
Autor(es): Alves, Vandelene Castro
Orientador(es): Ledo, Roger Maia Dias
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 3-Ago-2011
Referência: ALVES, Vandelene Castro. O lúdico no ensino-aprendizagem de ciências naturais no 8º ano. 2011. 23 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Visando as dificuldades em trabalhar assuntos abstratos como Citologia e também a forma de associá-las a vida dos discentes, este estudo tem como objetivo refletir a importância da ludicidade no ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, repensado a nossa prática pedagógica. Nessa perspectiva, enfocamos o educador como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, cujas vertentes são ambíguas, mas com dedicação além da vontade de inovar, é possível tornar conteúdos outrora “difíceis”, “chatos” em procedimentos prazerosos e diferentes. Desta forma, com uma metodologia diferenciada o aprendizado ficará bem mais fácil e atraentes com a utilização dos jogos lúdico-pedagógicos, pois proporciona um aprendizado social e a construção do conhecimento. Para tanto é necessário saber que existem vantagens e desvantagens na utilização dessa ferramenta e cabe ao educador utilizá-la sabiamente. Nesse contexto, foram aplicados jogos sobre Citologia com o intuito de desenvolver habilidades nos discentes que promova uma aprendizagem significativa. Esse estudo comprovou a eficácia dos jogos ao se comparar resultados obtidos pelos alunos participantes dessas atividades com outros que não participaram. Portanto, com o apoio do lúdico os docentes podem facilitar o processo de aprendizagem, assim, os educadores ficarão satisfeitos com os resultados no aprendizado dos seus alunos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília - Campus Planaltina, Licenciatura em Biologia à distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1745
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons