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dc.contributor.advisorTeixeira, Sandra Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Lidiany Azevedo dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Lidiany Azevedo dos. O acesso e a permanência das/dos estudantes na política de assistência estudantil da Universidade de Brasília. 2016. 79 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou avaliar os programas de assistência estudantil da Universidade de Brasília. Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender como se configuram esses programas visto as constantes contrarreformas sofridas pela política de educação por parte do Estado. Para isso, tem como objetivos específicos: investigar, na literatura científica, acerca das políticas de assistência estudantil visando compreender o contexto social em que a assistência estudantil está inserida; descrever os programas de assistência estudantil oferecidos pela UnB e analisar os programas descritos a partir da adaptação de aspectos analíticos da política social propostos por Boschetti (2009). Assim, o trabalho em questão está dividido em duas partes: a primeira consiste na revisão de literatura, que trata da reestruturação capitalista e a ofensiva neoliberal, além de abordar a política de educação superior e também a regulamentação da Política Nacional de Assistência estudantil (PNAES); a segunda parte consiste na descrição e análise dos programas de assistência estudantil oferecidos pela UnB.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolítica de Assistência Socialpt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - política de assistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordPolítica Nacional de Assistência estudantil (PNAES)pt_BR
dc.titleO acesso e a permanência das / dos estudantes na política de assistência estudantil da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-13T18:57:35Z-
dc.date.available2017-07-13T18:57:35Z-
dc.date.submitted2016-12-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17440-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research aims to evaluate the programs that UnB adopted as part of their social assistance policies for their students. Thus, the research intends to understand how these programs are developed keeping in mind the persistent changes the government implements at superior education policies. The specific objectives of this research are: to investigate the student assistance policies, aiming to understand the programs analyzed, as well as the context in which Student Assistance in Brazil occurs; To describe the Student Assistance Programs that are available at the University of Brasilia (UnB); to analyze such programs using an adaptation of the analysis proposed by Boschetti (2009). This research is divided by 2 parts, the first contains the literature review - about capitalism and the neoliberalism impacts on superior education and their policies, and, additionally, it focuses on the regularization of the main policy of Student Assistance Policy in Brazil, the Política Nacional de Assistência estudantil (PNAES); the second part contains the description and analysis of the Student Assistance Programs offered by UnB.pt_BR
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