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dc.contributor.advisorPereira, Lívia Barbosa-
dc.contributor.authorMatias, Yasmin Prado Marques-
dc.identifier.citationMATIAS, Yasmin Prado Marques. Educação e inclusão social: uma análise da regulamentação da Política de Educação Inclusiva a partir da perspectiva dos professores do Centro de Educação Infantil 04. 2016. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia teve como objetivo analisar o posicionamento dos professores que lecionam para educandos com necessidades educacionais especiais sobre a implementação da Política de Educação Inclusiva no Centro de Educação Infantil 04 de Taguatinga. Dessa forma, para a realização da pesquisa utilizou-se a metodologia qualitativa. Antecedendo a ida ao campo foi realizado um levantamento e análise de leis, convenções e documentos vigentes que trazem em seu conteúdo a questão da inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades educacionais na educação. No campo foi aplicada uma entrevista estruturada a dez (10) professores do Centro de Educação Infantil 04 de Taguatinga, com o intuito de esclarecer o objetivo apresentado. A política de educação inclusiva tem ganhado força devido à procura de pais de crianças com deficiência por uma escola que esteja aberta a diversidade, que trabalhe e respeite as diferenças, de modo a não excluir essas crianças do seu meio. A proposta da educação inclusiva preza por uma escola democrática, devidamente preparada e aberta para receber e atender as diferentes necessidades apresentadas por cada educando, considerando as suas particularidades, visando sua aprendizagem e o seu crescimento, garantindo dessa forma, seus direitos de acesso a uma educação de qualidade. Todavia, os resultados da pesquisa apontam indícios de uma educação inclusiva que ainda tem muitos obstáculos e desafios para se tornar efetiva, para assim atender com a devida qualidade todos que dela precisarem. Em um dos resultados, a hipótese que diz respeito à capacitação foi confirmada, pois por mais que os professores tenham realizado cursos de capacitação, eles passam por dificuldades relacionadas ao tempo e a falta de cursos próximos a escola, o que impede uma formação contínua. Entretanto, uma das hipóteses não é confirmada, deixando claro que o Centro de Educação Infantil 04 de Taguatinga tem conseguido incluir de forma íntegra seus educandos, conseguindo avançar no desenvolvimento das suas habilidades e capacidades, apesar das barreiras e dificuldades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleEducação e inclusão social : uma análise da regulamentação da Política de Educação Inclusiva a partir da perspectiva dos professores do Centro de Educação Infantil 04pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-13T16:56:29Z-
dc.date.available2017-07-13T16:56:29Z-
dc.date.submitted2016-07-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17430-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The object of this undergraduate thesis was to analyze the emplacement of teachers who teach for students in inclusion on the implementation of Inclusive Education Policy at Center of Education to early Childhood number 4 in Taguatinga. It be used qualitative methodology to survey and analysis the data of this research. After that a study was conducted on the laws, conventions and treated documents of inclusion people with disabled. To make the objective more clear a survey was applied to ten teachers. Inclusive education policy earned more strength when more parents with disabled children's will search school that it is open to diversity, in order that not exclude their children from society. The purpose of inclusive education is to increase the democracy of schools, to make these schools more capable to attend difference necessities from each student, ensuring their right to a quality education. However the survey results reveal the evidence of many obstacles to Inclusive Education becomes more effective. This situation confirms the hypothesis that neither the guarantees provided by law it is enough that teachers have the proper training. However, the Center of Education number 4 has managed to include their students with integrity because one of the cases has not been confirmed in this survey.pt_BR
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