Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IasmimMoreiraDeFreitas_tcc.pdf798,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A privação de liberdade do adolescente em conflito com a lei e a produção de conhecimento na área do serviço social : uma expressão da questão social
Autor(es): Freitas, Iasmim Moreira de
Orientador(es): Carvalho, Denise Bomtempo Birche de
Assunto: Adolescentes em privação de liberdade
Adolescentes infratores
Medidas socioeducativas
Menor infrator
Data de apresentação: 12-Jul-2016
Data de publicação: 12-Jul-2017
Referência: FREITAS, Iasmim Moreira de. A privação de liberdade do adolescente em conflito com a lei e a produção de conhecimento na área do serviço social: uma expressão da questão social. 2016. 102 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo apresenta como temática a produção de conhecimento na área do Serviço Social. A análise tem como embasamento as dissertações de Mestrado na área do Serviço Social, acerca do adolescente em conflito com a lei que cumpre medida socioeducativa de privação de liberdade, com o intuito de contribuir para a produção de conhecimento em relação a essa temática. A pesquisa em questão é de natureza exploratória, com uma abordagem qualitativa. Esse caráter exploratório possibilitou o reconhecimento da ausência de garantia de direitos, relacionadas à invisibilidade destes sujeitos por parte da sociedade, o que os distancia de uma possível ressocialização. A pesquisa refere-se a um estudo bibliográfico e documental extraídos da ferramenta de pesquisa Google, do qual se destaca a localização de trinta e cinco dissertações em Mestrado na área do Serviço Social no período de dez anos (2005-2015) sobre o tema do adolescente em conflito com a lei e a privação de liberdade. Por meio da análise documental, foi possível definir dois eixos de análises relevantes para o debate sobre o acesso do adolescente em conflito com a lei aos direitos fundamentais. São eles: a privação de liberdade e a relação com a família e a privação de liberdade e as Políticas Públicas. Considera-se que esses eixos se correlacionam e são cruciais para o entendimento da relação entre o adolescente em conflito com a lei e a sociedade em geral. Além dessa análise, também foi possível identificar com a pesquisa que a área do Serviço Social não está produzindo muitas dissertações acerca dessa temática, o que configura uma preocupação no sentido de ser um tema atual e polêmico, que carece de olhares de todos os segmentos da população para que, de forma conjunta, seja possível a transformação dessa realidade. Sugerese que o incremento da produção de conhecimento nessa temática possa fomentar o surgimento de atores sociais que de fato consigam efetivar as políticas que atendam ao adolescente, no intuito de garantir-lhe uma projeção de futuro e garantir à sociedade a criação de crianças e adolescentes que transformem a realidade em sua totalidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2016.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons