Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Corgosinho, Isabel Cristina | - |
dc.contributor.author | Brochado, Ruth Oliveira Tavares | - |
dc.identifier.citation | BROCHADO, Ruth Oliveira Tavares. Relação entre a gestão democrática e a função social da
escola. 2015. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo verificar a relação entre gestão democrática e a função social da escola. A gestão educacional, necessária à educação atual, não encontra mais respaldo na administração tradicional que ligava a administração escolar àquela gerida apenas pela direção. Par resolver os problemas que a educação brasileira enfrenta, a gestão escolar deve ser democrática, participativa e voltada para a comunidade na qual está inserida. Para isso, a escola deve buscar uma maior autonomia, descentralizando o poder e buscando em sua realidade os pressupostos para resolver seus problemas cotidianos. Diante disso, deve construir um planejamento participativo que vise à inserção da comunidade na escola e viceversa. Para implantar essa administração, é necessário voltar-se para a solução dos problemas que a escola enfrenta. Entretanto, sabe-se que esse é um processo lento e complexo, porém necessário para contemplar a função social da escola e a formação dos alunos para exercerem sua cidadania. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.title | Relação entre a gestão democrática e a função social da escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T14:18:16Z | - |
dc.date.available | 2017-07-10T14:18:16Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17341 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to investigate the relationship between democratic governance and the school's social function. Educational management, necessary to present education, does not find support in more traditional administration that connected the school administration to that managed only by management. Par solve the problems facing Brazilian education, school management must be democratic, participatory and focused on the community in which it operates. For this, the school should seek greater autonomy, decentralizing power and searching his reality assumptions to solve their everyday problems. Therefore, you should build a participatory planning aimed to community integration in school and vice versa. To deploy this administration, it is necessary to turn to the solution of the problems the school faces. However, it is known that this is a slow and complex process, but necessary to contemplate the school's social function and the training of students to exercise their citizenship. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|