Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JacquelineBomfimRibeiro_tcc.pdf887,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social, questão social e educação : análise da atuação do assistente social na educação frente à perspectiva de aprovação e implantação do PL 3.688/2000
Autor(es): Ribeiro, Jacqueline Bomfim
Orientador(es): Vieira, Karen Santana de Almeida
Assunto: Política de Assistência Social
Política e educação
Assistentes sociais - prática profissional
Data de apresentação: 13-Jul-2015
Data de publicação: 4-Jul-2017
Referência: RIBEIRO. Jacqueline Bomfim. Serviço social, questão social e educação: análise da atuação do assistente social na educação frente à perspectiva de aprovação e implantação do PL 3.688/2000. 2015. 57 f,. il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia intitulada: “Serviço Social, Questão Social e Educação: Análise da atuação do assistente social na educação frente à perspectiva de aprovação e implantação do PL 3.688/2000”, tem como objetivo analisar nas escolas públicas de ensino fundamental do Núcleo Bandeirante a questão social que aparece junto aos seus estudantes com vistas relacioná-la com as atribuições do profissional assistente social na educação. Esse objetivo evidenciou-se a partir da problemática de pesquisa que buscou delimitar quais os limites e as possibilidades na intervenção profissional dos assistentes sociais no campo educacional, assim como averiguar qual a dimensão das expressões da questão social e como elas influenciam no cotidiano dos sujeitos das escolas públicas de ensino fundamental da região. Para isso, foi necessário compreender e analisar o processo social de produção e reprodução do capital e suas expressões nas dimensões das relações sociais, para entender como a lógica do capitalismo e a questão social impactam nas instituições educacionais. O tema do Serviço Social, as atribuições e competências da profissão na Política Educacional também foi exposto no referencial teórico. A metodologia que orientou esse estudo, baseou-se na pesquisa qualitativa e em entrevistas norteadas por um roteiro semiestruturado, assim como a análise e reflexão dos dados coletados à luz do material teórico coletado em pesquisa bibliográfica. Foram realizadas oito entrevistas, com diretores e professores das duas escolas de ensino fundamental do Núcleo Bandeirante. Alguns dos resultados demonstraram quais as expressões da questão social estão mais presentes nas escolas pesquisadas e como as instituições respondem à essas situações, por meio do vínculo com serviços da rede socioassistencial e o contato com as famílias. Constatou-se também como os assistentes sociais seriam inseridos nessas instituições, traçando quais as especificidades do fazer profissional no ambiente escolar. De modo geral, este trabalho teve como propósito incitar o debate do Serviço Social no âmbito da Política Educacional, reverenciado pelo Projeto Ético – Político da profissão e de acordo com o Código de Ética dos assistentes sociais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons