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dc.contributor.advisorVieira, Karen Santana de Almeida-
dc.contributor.authorRibeiro, Jacqueline Bomfim-
dc.identifier.citationRIBEIRO. Jacqueline Bomfim. Serviço social, questão social e educação: análise da atuação do assistente social na educação frente à perspectiva de aprovação e implantação do PL 3.688/2000. 2015. 57 f,. il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia intitulada: “Serviço Social, Questão Social e Educação: Análise da atuação do assistente social na educação frente à perspectiva de aprovação e implantação do PL 3.688/2000”, tem como objetivo analisar nas escolas públicas de ensino fundamental do Núcleo Bandeirante a questão social que aparece junto aos seus estudantes com vistas relacioná-la com as atribuições do profissional assistente social na educação. Esse objetivo evidenciou-se a partir da problemática de pesquisa que buscou delimitar quais os limites e as possibilidades na intervenção profissional dos assistentes sociais no campo educacional, assim como averiguar qual a dimensão das expressões da questão social e como elas influenciam no cotidiano dos sujeitos das escolas públicas de ensino fundamental da região. Para isso, foi necessário compreender e analisar o processo social de produção e reprodução do capital e suas expressões nas dimensões das relações sociais, para entender como a lógica do capitalismo e a questão social impactam nas instituições educacionais. O tema do Serviço Social, as atribuições e competências da profissão na Política Educacional também foi exposto no referencial teórico. A metodologia que orientou esse estudo, baseou-se na pesquisa qualitativa e em entrevistas norteadas por um roteiro semiestruturado, assim como a análise e reflexão dos dados coletados à luz do material teórico coletado em pesquisa bibliográfica. Foram realizadas oito entrevistas, com diretores e professores das duas escolas de ensino fundamental do Núcleo Bandeirante. Alguns dos resultados demonstraram quais as expressões da questão social estão mais presentes nas escolas pesquisadas e como as instituições respondem à essas situações, por meio do vínculo com serviços da rede socioassistencial e o contato com as famílias. Constatou-se também como os assistentes sociais seriam inseridos nessas instituições, traçando quais as especificidades do fazer profissional no ambiente escolar. De modo geral, este trabalho teve como propósito incitar o debate do Serviço Social no âmbito da Política Educacional, reverenciado pelo Projeto Ético – Político da profissão e de acordo com o Código de Ética dos assistentes sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolítica de Assistência Socialpt_BR
dc.subject.keywordPolítica e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociais - prática profissionalpt_BR
dc.titleServiço social, questão social e educação : análise da atuação do assistente social na educação frente à perspectiva de aprovação e implantação do PL 3.688/2000pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-04T10:59:54Z-
dc.date.available2017-07-04T10:59:54Z-
dc.date.submitted2015-07-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17306-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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