Resumo: | Segundo Silva (2002), o futuro bacharel em Ciências Contábeis necessita de uma formação generalista, construtora e que busca descobertas, deve ser crítico e criativo e para isso sua formação deve ter base na pesquisa. Entretanto, o que se verifica é uma expressiva taxa de reprovação dos alunos desse curso da Universidade de Brasília na disciplina correspondente ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Tendo esse motivador, busca-se identificar, na percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da UnB, as dificuldades encontradas na realização do TCC. Para tanto, foi solicitado o preenchimento online de questionário a uma população de 510 alunos, que se referem aos matriculados no TCC no período de 2º/2013 a 1º/2016, sendo que, dessa população, faz-se necessário distinguir dois grupos de alunos. O grupo A, composto por alunos que foram aprovados no TCC em uma tentativa, e o grupo B, alunos que não o concluíram no prazo pelo menos uma vez e reprovaram, portanto. Do grupo A, foram recebidas 128 respostas ao questionário e do B, 42. Como principais resultados, percebe-se que a maioria dos respondentes do grupo B é do sexo masculino, havendo também alto índice de reprovação dos alunos do período noturno e dos que trabalham mais de 20 horas semanais. Foram identificadas dificuldades nos dois grupos, destacando-se a definição do problema e do tema. A orientação não representa dificuldade para a maioria e atividades como participar de programas de incentivo à pesquisa despertam pouco interesse nos alunos durante o curso. |