Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17297
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarcelHigorTiburcio_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMorgan, Beatriz Fátima-
dc.contributor.authorTibúrcio, Marcel Higor da Silva-
dc.identifier.citationTIBÚRCIO, Marcel Higor da Silva. Percepção dos alunos das dificuldades na conclusão do trabalho de conclusão de curso na graduação em Ciências Contábeis. 2016. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractSegundo Silva (2002), o futuro bacharel em Ciências Contábeis necessita de uma formação generalista, construtora e que busca descobertas, deve ser crítico e criativo e para isso sua formação deve ter base na pesquisa. Entretanto, o que se verifica é uma expressiva taxa de reprovação dos alunos desse curso da Universidade de Brasília na disciplina correspondente ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Tendo esse motivador, busca-se identificar, na percepção dos alunos de graduação em Ciências Contábeis da UnB, as dificuldades encontradas na realização do TCC. Para tanto, foi solicitado o preenchimento online de questionário a uma população de 510 alunos, que se referem aos matriculados no TCC no período de 2º/2013 a 1º/2016, sendo que, dessa população, faz-se necessário distinguir dois grupos de alunos. O grupo A, composto por alunos que foram aprovados no TCC em uma tentativa, e o grupo B, alunos que não o concluíram no prazo pelo menos uma vez e reprovaram, portanto. Do grupo A, foram recebidas 128 respostas ao questionário e do B, 42. Como principais resultados, percebe-se que a maioria dos respondentes do grupo B é do sexo masculino, havendo também alto índice de reprovação dos alunos do período noturno e dos que trabalham mais de 20 horas semanais. Foram identificadas dificuldades nos dois grupos, destacando-se a definição do problema e do tema. A orientação não representa dificuldade para a maioria e atividades como participar de programas de incentivo à pesquisa despertam pouco interesse nos alunos durante o curso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências Contábeis - ensino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - pesquisapt_BR
dc.subject.keywordMonografiaspt_BR
dc.titlePercepção dos alunos das dificuldades na conclusão do trabalho de conclusão de curso na graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-29T14:19:21Z-
dc.date.available2017-06-29T14:19:21Z-
dc.date.submitted2016-11-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17297-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons