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Título: Evasão do curso de Licenciatura em Matemática (noturno) da Universidade de Brasília
Autor(es): Souza, Lavousier Ferreira Diniz de
Orientador(es): Walter, Maria Emilia Machado Telles
Assunto: Mineração de dados
Análise estatística
Evasão universitária
Matemática - estudo e ensino
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jun-2017
Referência: SOUZA, Lavousier Ferreira Diniz de. Evasão do curso de Licenciatura em Matemática (noturno) da Universidade de Brasília. 2016. xii, 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A evasão universitária representa um grande desafio para as instituições de ensino superior em todo o mundo, particularmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Existem diferentes conceitos para evasão, mas o adotado neste trabalho é a evasão de curso, ou seja, consideramos evadido o aluno que ingressou no curso e saiu sem concluir esse curso. Na Universidade de Brasília (UnB), existem estudos sobre evasão, no Decanato de Ensino de Graduação, e em diferentes Departamentos. Em particular, no Departamento de Matemática da UnB, tanto quanto sabemos, não existem análises específicas sobre as causas da evasão no Curso de Licenciatura (Noturno). Assim, o objetivo principal deste trabalho é apresentar informações sobre a relação entre reprovações em disciplinas obrigatórias e os altos índices de evasão nesse curso. Para isso, inicialmente, foram feitas análises estatísticas para identificar os índices de reprovação nas disciplinas obrigatórias do Curso. Em seguida, técnicas de mineração de dados, com os softwares WEKA e ORANGE, foram aplicadas em todas as disciplinas obrigatórias, o que permitiu identificar conjuntos de disciplinas que estão mais relacionadas à evasão. Este trabalho visa colaborar para elaboração de políticas de combate à evasão no Curso de Licenciatura em Matemática (Noturno).
Abstract: Higher education dropout represents a major challenge for institutions around the world, including in developing countries such as Brazil. There are different concepts for dropout, but the adopted in this work is a course dropout, that is, we consider evaded the student who entered the course and did not graduate. At the Universidade de Brasília (UnB), there are studies on evasion, in the Deanship of Undergraduate Studies, and in different Departments. In particular, in the Department of Mathematics at UnB, as far as we know, there are no analyzes on the causes of evasion in the Course of Deanship of Undergraduate Studies in Mathematics (Nocturnal). Thus, the main objective of this work is to present information about a relation between the reprobations in compulsory subjects and the high level of dropout rate in this course. For this, initially, statistical analyzes were performed to identify the reprobations rates in the compulsory subjects of the Course. Next, data mining techniques with WEKA and ORANGE software were applied in all compulsory subjects, which allowed to identify sets of disciplines that are more related to evasion. This work aims to collaborate to elaborate policies to combat evasion in Deanship of Undergraduate Studies in Mathematics (Nocturnal).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
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