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dc.contributor.advisorSousa, José Vieira de-
dc.contributor.authorThimoteo, João Roberto Pias-
dc.identifier.citationTHIMOTEO, João Roberto Pias. O lúdico, jogos e brincadeiras: motivação ou prazer na educação infantil?. 2015. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia a Distância, 2016.pt_BR
dc.description.abstractAs brincadeiras e os jogos em sala de aula possibilitam a troca de experiências, o manuseio e a descoberta de novos conceitos e práticas no convívio escolar, maior flexibilidade na relação das crianças em suas práticas educacionais como elementos de construção social e interdisciplinar? A ludicidade tornou-se um assunto que conquistou espaço no panorama nacional, principalmente, na educação infantil,por ser um artifício essencial o lúdico permiti realizar um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. O mundo e a cultura das crianças mudaram. As expectativas e exigências a que elas estão sujeitas multiplicaram-se. São outros os brinquedos que lhes são oferecidos, com os quais elas ocupam o tempo. As crianças da atualidade têm outro jeito de brincar, imaginar, sofrer, pensar e construir sua realidade infantil. As experiências e vivências infantis estruturam-se e se desenvolvem de maneira diferente que qualquer outra época. A criança, através, do brinquedo, tem a oportunidade de vivenciar as diferentes situações que ele proporciona, dessa forma ela pode se posicionar diante do outro, como também diante do objeto e do mundo a que ela pertence e o qual a circunda. Assim, ela aprende e se enriquece através dos conteúdos dispostos pelo brinquedo e suas respostas ficam menos automáticas, originando as atividades motoras voluntarias. Ao brincar a criança estimula a inteligência porque este ato faz com que a criança solte sua imaginação e desenvolva a sua criatividade, assim como possibilita o exercício de concentração, atenção e engajamento. A autoestima e a aceitação são reforçadas, as induzem para as tentativas diante das dificuldades e o melhor é que juntos encontram caminhos para superá-las.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleO lúdico, jogos e brincadeiras : motivação ou prazer na educação infantil?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-26T14:43:22Z-
dc.date.available2017-06-26T14:43:22Z-
dc.date.submitted2015-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17269-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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