Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1723
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LetíciaDanielleMacielPereira.pdf961,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sexualidade : a abordagem nos livros didáticos do ensino fundamental
Autor(es): Pereira, Letícia Danielle Maciel
Orientador(es): Siqueira, Aline Gonçalves de
Assunto: Adolescentes - comportamento sexual
Educação sexual para a juventude
Livros didáticos
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 1-Ago-2011
Referência: PEREIRA, Letícia Danielle Maciel. Sexualidade: a abordagem nos livros didáticos do ensino fundamental. 2011. 32 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: A sexualidade entre os jovens ainda é um assunto que causa dúvidas, pelo motivo de estarem em fase onde os hormônios estão em plena atividade. O tema é importante e cada vez mais presente no âmbito escolar, uma vez que não reside apenas nos conhecimentos dos sistemas reprodutores e sim, na formação de conhecimento e entendimento do desenvolvimento corporal, desencadeando alunos conscientes e informados nos diferentes assuntos relacionados à sexualidade. Sendo assim é de grande importância à inserção desse assunto na prática escolar e no espaço familiar, auxiliando na conduta individual e emocional dos alunos, mostrando as realidades e os problemas enfrentados por adolescentes que são pais na adolescência, portadores de determinadas doenças sexualmente transmissíveis, algumas destas sem cura existente, como, a AIDS. Diante desse contexto, o livro é visto como o principal recurso didático, um importante instrumento de formação intelectual dos educandos, contudo, essa ferramenta aborda tópicos ainda entrelaçados às Ciências Biológicas, somente com caráter reprodutivo e, não ressalta as relações sexualidade/sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons