Título: | O lugar, a memória e os (multi) letramentos : um reencantar no CED - Osório Bacchin e sua comunidade : identidade e pertencimento |
Autor(es): | Ramos, Rosária Rosa dos Santos |
Orientador(es): | Calisto, Cristiano de Souza |
Assunto: | Letramento Geografia humana Educação do campo |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 20-Jun-2017 |
Referência: | RAMOS, Rosária Rosa dos Santos. O lugar, a memória e os (multi) letramentos: um reencantar no CED-Osório Bacchin e sua comunidade: identidade e pertencimento. 2015. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma análise histórico-socioambiental, com vistas a percepção do letramento e da valorização da memória local, na perspectiva da re (construção) da identidade e pertencimento. Logo, buscou-se compreender o papel da escola e do professor na ressignificação do espaço e lugar. Portanto, fez-se necessário também um estudo das práticas sociais de letramentos presentes na comunidade escolar do CED-Osório Bacchin e seu entorno representado pelas comunidades: Jardim Morumbi, Vale Verde, Quintas do Maranhão e Monjolo. Nesse sentido, o aporte teórico que norteou esta pesquisa veio dos autores da Geografia Humanística e Fenomenológica, da História (Local, Memória e Oral), e dos (Multi) letramentos. Além dos que postulam sobre a Educação do/no Campo, urbano/rural. Os conceitos aqui trabalhados foram: lugar, espaço, identidade, pertencimento, História Memória e oral, rural/urbano, Educação do/no Campo e (Multi)letramentos. Diante das investigações e análises, propõe-se um trabalho pedagógico voltado para a realidade local e novos paradigmas, que atendam aos anseios da comunidade como um todo. |
Abstract: | The present paper proposes an historical and environmental analysis, with a view to awareness of literacy and the appreciation of local memory with a view to re (construction) of identity and belonging. Therefore, it sought to understand the role of the school and the teacher in the redefinition of space and place. Therefore, it was necessary also a study of the social practices of literacies present in the school community of the CED-Osorio Bacchin and its surrounding communities represented by: Jardim Morumbi, Vale Verde, Quintas do Maranhão and Monjolo. In this sense, the theoretical framework that guided this research came from the authors of humanistic geography and phenomenological, history (Local, Memory and Oral), of (Multi) literacies. In addition to that, postulate on Education of / in the field, urban / rural. The concepts developed here are place, space, identity, belonging, history and oral memory, rural / urban, education of / in the field and (Multi) literacies. In the face of the investigations and analysis, it proposes a pedagogical job facing the local situation and new paradigms that meet the community's desires as a whole. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|