Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CharleyCorreiaPinheiro_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizagem musical de três jovens músicos de Buritis-MG
Autor(es): Pinheiro, Charley Correia
Orientador(es): Narita, Flávia Motoyama
Assunto: Música - instrução e estudo
Músicos - formação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 19-Jun-2017
Referência: PINHEIRO, Charley Correia. Aprendizagem musical de três jovens músicos de Buritis-MG. 2016. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2016.
Resumo: Este trabalho procurou conhecer e descrever as experiências de aprendizagem musical de três jovens músicos iniciantes de Buritis-MG, buscando compreender a heterogeneidade verificada no processo de aquisição de conhecimentos musicais em cada caso. Com abordagem exploratória, a pesquisa intentou através de observação e entrevistas, refletir sobre a vivência musical de cada jovem músico, vocalista ou instrumentista, utilizando como fundamentação teórica estudos de pesquisadores cujos trabalhos tiveram como escopo principal o tema “aprendizagem musical de jovens músicos populares”. A pesquisa focou na observação dos jovens músicos em ambientes que eles frequentam cotidianamente, com o objetivo de identificar os tipos de aprendizado que ocorrem em diferentes contextos. Também foi objeto de estudo nesta pesquisa a interação dos jovens músicos entre si e com seus pares, além de analisar brevemente a presença da internet e de dispositivos móveis no cotidiano dos participantes, com intuito de compreender como a tecnologia e o hábito de escuta de música se articulam fomentando a aquisição de conhecimentos musicais. Através da discussão de literatura, do relato dos próprios jovens e da observação realizada, os resultados mostram que o fenômeno de aprendizagem é multifacetado e dinâmico, e que os jovens músicos adquirem conhecimento musical adotando estratégias de aprendizagem distintas de acordo com suas vivências musicais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016. Curso de Licenciatura em Música a Distância.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons