Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CharleyCorreiaPinheiro_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNarita, Flávia Motoyama-
dc.contributor.authorPinheiro, Charley Correia-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Charley Correia. Aprendizagem musical de três jovens músicos de Buritis-MG. 2016. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016. Curso de Licenciatura em Música a Distância.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procurou conhecer e descrever as experiências de aprendizagem musical de três jovens músicos iniciantes de Buritis-MG, buscando compreender a heterogeneidade verificada no processo de aquisição de conhecimentos musicais em cada caso. Com abordagem exploratória, a pesquisa intentou através de observação e entrevistas, refletir sobre a vivência musical de cada jovem músico, vocalista ou instrumentista, utilizando como fundamentação teórica estudos de pesquisadores cujos trabalhos tiveram como escopo principal o tema “aprendizagem musical de jovens músicos populares”. A pesquisa focou na observação dos jovens músicos em ambientes que eles frequentam cotidianamente, com o objetivo de identificar os tipos de aprendizado que ocorrem em diferentes contextos. Também foi objeto de estudo nesta pesquisa a interação dos jovens músicos entre si e com seus pares, além de analisar brevemente a presença da internet e de dispositivos móveis no cotidiano dos participantes, com intuito de compreender como a tecnologia e o hábito de escuta de música se articulam fomentando a aquisição de conhecimentos musicais. Através da discussão de literatura, do relato dos próprios jovens e da observação realizada, os resultados mostram que o fenômeno de aprendizagem é multifacetado e dinâmico, e que os jovens músicos adquirem conhecimento musical adotando estratégias de aprendizagem distintas de acordo com suas vivências musicais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordMúsicos - formaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem musical de três jovens músicos de Buritis-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-19T13:57:53Z-
dc.date.available2017-06-19T13:57:53Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17199-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons