Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17170
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JadesDanielDeLima_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Multiletramentos em história : um desafio para o professor de história à frente do seu tempo
Autor(es): Lima, Jades Daniel Nogalha
Orientador(es): Calisto, Cristiano de Souza
Assunto: Tecnologia na educação
Letramento
História - estudo e ensino
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 13-Jun-2017
Referência: LIMA, Jades Daniel Nogalha de. Multiletramentos em história: um desafio para o professor de história à frente do seu tempo. 2015. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O uso das tecnologias ainda se apresenta como um desafio para muitos professores no desenvolvimento do trabalho docente. Questionamentos e reflexões sobre quais são os reais potenciais educativos das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem, e de que forma elas podem influenciar nas ações pedagógicas, estão presentes nas pesquisas educacionais. Neste sentido, esta monografia tem como objetivo investigar se existe o uso de multiletramentos nas aulas de História e identificar as novas tecnologias que podem ser utilizadas nas mesmas. Observar o uso dos letramentos em sala de aula e compreender as possibilidades de aplicação de novos recursos tecnológicos. Investigar as possíveis ações que podem ser tomadas pelo ambiente escolar, a fim de minimizar o nível de resistência dos professores de História no que tange ao uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Pesquisar se os professores das outras áreas fazem uso ou não de letramentos no desenvolvimento de suas aulas. A pesquisa foi desenvolvida na escola CEF 418 de Santa Maria-DF. Os resultados apresentam que as dificuldades mais frequentes são: falta de domínio das tecnologias; falta de cursos para utilização de ferramentas em sala de aula; falta da necessidade de utilizar recursos tecnológicos para desenvolver suas aulas. E apontam que o professor precisa vencer o receio de usar as tecnologias em seu trabalho docente, tendo que tornar-se responsável por esta ruptura paradigmática a partir da mudança do próprio comportamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons