Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanieleAraujodaSilva.pdf191,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMartins, Linair Moura Barros-
dc.contributor.authorSilva, Daniele Araújo da-
dc.identifier.citationSILVA, Daniele Araújo da. A importância da (re) construção da autoestima para a alfabetização de alunos com defasagem idade-série. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)-Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA autoestima influencia diretamente o processo ensino-aprendizagem. Ao relacionar-se com sociedade em que vive o homem constrói sua autoestima, suas crenças e colabora com o desenvolvimento de seus pares. A alfabetização contribui para o desenvolvimento ao proporcionar a inclusão social do aluno. Este trabalho propôs verificar a importância da (re)construção da autoestima na alfabetização de alunos defasados idade-série e com históricos de repetência. Inicialmente foram definidos conceitualmente autoestima e alfabetização para fundamentar a pesquisa qualitativa, que aconteceu por meio de observação participativa e entrevistas com os alunos e com a professora de uma turma do Programa Se Liga DF que funciona numa escola pública do Distrito Federal. Com a análise dos resultados obtidos no trabalho de campo verificou-se que a (re) construção da autoestima do aluno é de fundamental importância para a sua alfabetização e por conseqüência para a sua inclusão no ambiente escolar e na sociedade, vencendo diversas barreiras que eram impostas pela nãoalfabetização.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAutoestima - estudantesen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.titleA importância da (re) construção da autoestima para a alfabetização de alunos com defasagem idade-sérieen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-06-13T14:28:57Z-
dc.date.available2011-06-13T14:28:57Z-
dc.date.issued2011-06-13T14:28:57Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1716-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.1716pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons