Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martins, Linair Moura Barros | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniele Araújo da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniele Araújo da. A importância da (re) construção da autoestima para a alfabetização de alunos com defasagem idade-série. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)-Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | A autoestima influencia diretamente o processo ensino-aprendizagem. Ao relacionar-se com sociedade em que vive o homem constrói sua autoestima, suas crenças e colabora com o desenvolvimento de seus pares. A alfabetização contribui para o desenvolvimento ao proporcionar a inclusão social do aluno. Este trabalho propôs verificar a importância da (re)construção da autoestima na alfabetização de alunos defasados idade-série e com históricos de repetência. Inicialmente foram definidos conceitualmente autoestima e alfabetização para fundamentar a pesquisa qualitativa, que aconteceu por meio de observação participativa e entrevistas com os alunos e com a professora de uma turma do Programa Se Liga DF que funciona numa escola pública do Distrito Federal. Com a análise dos resultados obtidos no trabalho de campo verificou-se que a (re) construção da autoestima do aluno é de fundamental importância para a sua alfabetização e por conseqüência para a sua inclusão no ambiente escolar e na sociedade, vencendo diversas barreiras que eram impostas pela nãoalfabetização. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Autoestima - estudantes | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.subject.keyword | Inclusão social | en |
dc.title | A importância da (re) construção da autoestima para a alfabetização de alunos com defasagem idade-série | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-06-13T14:28:57Z | - |
dc.date.available | 2011-06-13T14:28:57Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-13T14:28:57Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1716 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.1716 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|