Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17152
Título: | Surdos : diagnósticos do português-por-escrito dos alunos do 7º ano vs. práticas pedagógicas bilíngues |
Autor(es): | Almeida, Élbia Pires de |
Orientador(es): | Silva, Edineide dos Santos |
Assunto: | Pessoas com deficiência - educação Surdos - aquisição da segunda língua Aquisição da segunda língua |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 12-Jun-2017 |
Referência: | ALMEIDA, Élbia Pires de. Surdos: diagnósticos do português-por-escrito dos alunos do 7º ano vs. práticas pedagógicas bilíngues. 2015. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de levantar, diagnosticar e sistematizar as produções em Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2) dos educandos surdos observando as inadequações linguísticas apresentadas, com o intuito de compreender o processo de aquisição da L2 pelos educandos. O trabalho encontra-se embasado em ampla pesquisa bibliográfica, que respalda nossa pesquisa etnográfica feita através de questionários e a coleta de dados, que se deu por meio de aplicação de sequência didática. Pretende-se apontar caminhos a serem adotados por educadores a fim de garantir aos educandos a proficiência de leitura e escrita necessária para o pleno convívio social e total exercício da cidadania. Para tal, observamos o grau de proficiência dos educandos em sua língua materna, no caso de nossa pesquisa a Libras, e seu impacto na aquisição da L2, averiguando o tratamento adotado pelos educadores na abordagem da L2. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons