Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edineide dos Santos | - |
dc.contributor.author | Almeida, Élbia Pires de | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Élbia Pires de. Surdos: diagnósticos do português-por-escrito dos alunos do 7º ano vs. práticas pedagógicas bilíngues. 2015. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de levantar, diagnosticar e sistematizar as produções em Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2) dos educandos surdos observando as inadequações linguísticas apresentadas, com o intuito de compreender o processo de aquisição da L2 pelos educandos. O trabalho encontra-se embasado em ampla pesquisa bibliográfica, que respalda nossa pesquisa etnográfica feita através de questionários e a coleta de dados, que se deu por meio de aplicação de sequência didática. Pretende-se apontar caminhos a serem adotados por educadores a fim de garantir aos educandos a proficiência de leitura e escrita necessária para o pleno convívio social e total exercício da cidadania. Para tal, observamos o grau de proficiência dos educandos em sua língua materna, no caso de nossa pesquisa a Libras, e seu impacto na aquisição da L2, averiguando o tratamento adotado pelos educadores na abordagem da L2. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.title | Surdos : diagnósticos do português-por-escrito dos alunos do 7º ano vs. práticas pedagógicas bilíngues | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-12T12:44:11Z | - |
dc.date.available | 2017-06-12T12:44:11Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17152 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|