Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17149
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LaysRodriguesPontes_tcc.pdf545,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Terapia ocupacional na escola : práticas atuais
Outros títulos: Occupational therapy at school : current practices
Autor(es): Pontes, Lays Rodrigues
Orientador(es): Braga, Ana Rita Costa de Souza Lobo
Assunto: Ambiente escolar
Terapeuta ocupacional - prática profissional
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Jun-2017
Referência: PONTES, Lays Rodrigues. Terapia ocupacional na escola: práticas atuais. 2016. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em buscar na literatura estudos que mostrem a atuação do terapeuta ocupacional na área escolar e as práticas atuais utilizadas no ambiente educacional. Esta revisão bibliográfica foi desenvolvida a partir de artigos encontrados na base eletrônica de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), incluindo os artigos em português que tivessem a disponibilidade do texto inteiro e “online” e com assuntos correlacionados sobre a atuação da Terapia Ocupacional, suas práticas e intervenções no âmbito escolar. Os artigos tiveram sua periodicidade estabelecida entre os anos 2004 a 2016. Seguindo estes critérios, os resultados obtidos na busca na base de dados Biblioteca Virtual em saúde (BVS), com os descritores “Terapia Ocupacional” e “escola” em conjunto com o operador booleano: “AND”, teve o resultado de 49 artigos, e 5 entraram para o estudo. Nos textos estudados foram encontradas variadas formas de práticas atuais e como eram realizadas pela Terapia Ocupacional no âmbito escolar.
Abstract: The objective of this research is to search in the literature studies that show an action of the occupational therapist in the school area and as current practices used in the educational environment. This bibliographic review was developed from articles located in the electronic database of Virtual Health Library (VHL), including articles in Portuguese that became a full and online text availability and a correlative publication on an update of the Occupational Therapy, its practices and interventions in the school environment. The results showed their periodicity established between the years 2004 to 2016. Following these criteria, the results obtained in the search of a Virtual Health Library (VHL) database, with the descriptors "Occupational Therapy" and "school" together with The Boolean operator: "AND", had the result of 49 articles, and 5 entered the study. Our texts were found in various forms of current practices and how they were performed by Occupational Therapy in the school context.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2016.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons