Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17147
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TatianaMouraMartins_tcc.pdf785,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de letramento para alunos da Educação de Jovens e Adultos Interventiva
Autor(es): Martins, Tatiana Moura
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Estudantes com necessidades educativas especiais
Deficientes mentais - educação
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 9-Jun-2017
Referência: MARTINS, Tatiana Moura. Práticas de letramento para alunos da Educação de Jovens e Adultos Interventiva. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo do presente estudo é identificar e analisar as práticas de letramento para alunos da Educação de Jovens e Adultos Interventiva em uma escola pública do Distrito Federal. A EJA interventiva é um programa da Secretaria de Estado de Educação que tem como objetivo o atendimento dos jovens e adultos com deficiência intelectual. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, com elementos qualitativos com seis alunos com idades entre 17 e 37 anos. As técnicas utilizadas para a realização desse trabalho compreenderam a observação participante e entrevistas. Evidenciou-se por meio das observações e entrevistas, a importância do processo de letramento para a vida escolar e social desses alunos. Para analisar os dados obtidos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, onde foram criadas categorias. Os resultaram mostraram que o letramento dos alunos da EJA Interventiva colabora para uma vida social mais ativa e independente. Porém, algumas práticas realizadas mostram várias fragilidades deste processo, que necessita de adequações e reflexões que extrapolam a sala de aula, buscando por meio da escolarização, a inclusão desse aluno no contexto social em que vivemos e de sua emancipação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons