Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17145
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SirleyRodriguesDeSousa_tcc.pdf788,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação de jovens e adultos : uma experiência de alfabetização e letramento na “ Casa de Paulo Freire ” – São Sebastião - DF
Autor(es): Sousa, Sirley Rodrigues de
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Alfabetização
Letramento
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 9-Jun-2017
Referência: SOUSA, Sirley Rodrigues de. Educação de jovens e adultos: uma experiência de alfabetização e letramento na “Casa de Paulo Freire” – São Sebastião - DF. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a prática pedagógica desenvolvida em uma Organização não Governamental, chamada Casa de Paulo Freire em São Sebastião no Distrito Federal. Elegemos como objetivos específicos: caracterizar a alfabetização e letramento; identificar a percepção dos alunos sobre o que vem a ser letramento; identificar as estratégias de trabalho com letramento presentes na Casa de Paulo freire; analisar como as práticas pedagógicas desenvolvidas articulam o letramento Para fundamentar a análise de dados apoiou nos estudos de: Paulo Freire Optou-se pela abordagem qualitativa com a pesquisa de campo. Os participantes foram os alfabetizandos da “Casa de Paulo Freire” e o professor-alfabetizador. Os instrumentos e técnicas utilizadas foram: observação em sala de aula e entrevistas semiestruturada com o professor-alfabetizador. Os resultados evidenciam que os alfabetizandos estão conseguindo realizar os seus sonhos, ou seja, comprovadamente, eles saem da Casa de Paulo Freire alfabetizados, críticos, questionadores e prontos para dar continuidade aos seus sonhos. Mesmo com todo esforço do professor Elias da Casa de Paulo Freire ainda é preocupante o número de analfabetos na cidade de São Sebastião. Concluímos que agora cabe uma reviravolta por parte dos nossos governantes em priorizar e estruturar a EJA no Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons