Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Sirley Rodrigues de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Sirley Rodrigues de. Educação de jovens e adultos: uma experiência de alfabetização e letramento na “Casa de Paulo Freire” – São Sebastião - DF. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo investigar a prática pedagógica desenvolvida em uma Organização não Governamental, chamada Casa de Paulo Freire em São Sebastião no Distrito Federal. Elegemos como objetivos específicos: caracterizar a alfabetização e letramento; identificar a percepção dos alunos sobre o que vem a ser letramento; identificar as estratégias de trabalho com letramento presentes na Casa de Paulo freire; analisar como as práticas pedagógicas desenvolvidas articulam o letramento Para fundamentar a análise de dados apoiou nos estudos de: Paulo Freire Optou-se pela abordagem qualitativa com a pesquisa de campo. Os participantes foram os alfabetizandos da “Casa de Paulo Freire” e o professor-alfabetizador. Os instrumentos e técnicas utilizadas foram: observação em sala de aula e entrevistas semiestruturada com o professor-alfabetizador. Os resultados evidenciam que os alfabetizandos estão conseguindo realizar os seus sonhos, ou seja, comprovadamente, eles saem da Casa de Paulo Freire alfabetizados, críticos, questionadores e prontos para dar continuidade aos seus sonhos. Mesmo com todo esforço do professor Elias da Casa de Paulo Freire ainda é preocupante o número de analfabetos na cidade de São Sebastião. Concluímos que agora cabe uma reviravolta por parte dos nossos governantes em priorizar e estruturar a EJA no Distrito Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos : uma experiência de alfabetização e letramento na “ Casa de Paulo Freire ” – São Sebastião - DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-09T14:11:11Z | - |
dc.date.available | 2017-06-09T14:11:11Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17145 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|