Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TayaneTassiaGomes_tcc.pdf5,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel dos gêneros textuais no letramento de jovens e adultos
Autor(es): Gomes, Tayane Tássia Ribeiro
Orientador(es): Bento, André Lúcio
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Letramento
Gêneros textuais
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 9-Jun-2017
Referência: GOMES, Tayane Tássia Ribeiro. O papel dos gêneros textuais no letramento de jovens e adultos. 2015. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O mundo moderno é cada vez mais exigente, o que cobra do homem contemporâneo múltiplos letramentos. E a educação formal abre muitas portas para esse mundo moderno. Por isso, ela é para todos, inclusive para os jovens e adultos que não concluíram o estudo no tempo regular. Esses alunos, independentemente de quais sejam os motivos que os levam novamente à escola, têm o direito de usufruir de um ensino voltado às suas necessidades e, pedagogicamente, adequado à sua faixa etária. Assim sendo, esta pesquisa teve como escopo buscar alternativas que viabilizem o letramento simultâneo de jovens e adultos, uma vez que a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é muito heterogênea em relação ao perfil de alunos, pois, em uma mesma turma, encontram-se jovens, adultos e idosos, cujas necessidades e motivações são também diversas. A pesquisa teve como metodologia o estudo de caso etnográfico com a abordagem qualitativa. Realizou-se um trabalho com gêneros textuais em duas turmas do 8° ano, tendo como pressuposto que os gêneros possibilitam, concomitantemente, atingir os objetivos do componente curricular de Língua Portuguesa dessa etapa de ensino e atender ao público diversificado de alunos. Após as atividades desenvolvidas, percebeu-se que, pela dinamicidade e pelo caráter social dos gêneros, o letramento na EJA é favorecido e, além disso, há uma aproximação dos grupos por meio da troca de experiências e de conhecimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons