Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bento, André Lúcio | - |
dc.contributor.author | Gomes, Tayane Tássia Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Tayane Tássia Ribeiro. O papel dos gêneros textuais no letramento de jovens e adultos. 2015. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo moderno é cada vez mais exigente, o que cobra do homem contemporâneo múltiplos letramentos. E a educação formal abre muitas portas para esse mundo moderno. Por isso, ela é para todos, inclusive para os jovens e adultos que não concluíram o estudo no tempo regular. Esses alunos, independentemente de quais sejam os motivos que os levam novamente à escola, têm o direito de usufruir de um ensino voltado às suas necessidades e, pedagogicamente, adequado à sua faixa etária. Assim sendo, esta pesquisa teve como escopo buscar alternativas que viabilizem o letramento simultâneo de jovens e adultos, uma vez que a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é muito heterogênea em relação ao perfil de alunos, pois, em uma mesma turma, encontram-se jovens, adultos e idosos, cujas necessidades e motivações são também diversas. A pesquisa teve como metodologia o estudo de caso etnográfico com a abordagem qualitativa. Realizou-se um trabalho com gêneros textuais em duas turmas do 8° ano, tendo como pressuposto que os gêneros possibilitam, concomitantemente, atingir os objetivos do componente curricular de Língua Portuguesa dessa etapa de ensino e atender ao público diversificado de alunos. Após as atividades desenvolvidas, percebeu-se que, pela dinamicidade e pelo caráter social dos gêneros, o letramento na EJA é favorecido e, além disso, há uma aproximação dos grupos por meio da troca de experiências e de conhecimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.title | O papel dos gêneros textuais no letramento de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-09T13:06:05Z | - |
dc.date.available | 2017-06-09T13:06:05Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17141 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|