Utilize este link para identificar ou citar este item:
                https://bdm.unb.br/handle/10483/17136
    
    
| Título: | Letramento literário em FLE : por que, quando e como ensiná-lo? | 
| Autor(es): | Silva, Vera Lúcia da | 
| Orientador(es): | Pereira, Iêda Maria Vilas Bôas | 
| Assunto: | Centro Interescolar de Línguas (CIL) Literatura francesa
 Língua francesa - estudo e ensino
 | 
| Data de apresentação: | 5-Dez-2015 | 
| Data de publicação: | 9-Jun-2017 | 
| Referência: | SILVA, Vera Lúcia da. Letramento literário em FLE: por que, quando e como ensiná-lo?. 2015. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | 
| Resumo: | Neste trabalho defende-se a prática do letramento literário nas aulas de francês língua estrangeira (FLE) nos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal (CILs). Procura-se refletir sobre a importância do texto literário nas aulas de FLE e da leitura de livros em todos os níveis, em especial nos níveis avançados, nos quais pretende-se que o texto integral seja ofertado aos alunos e não apenas os textos adaptados. O letramento literário tem muito a contribuir para o aprendizado da língua bem como auxiliar na compreensão e interação com as culturas dos países de literatura de língua francesa. O trabalho visa desenvolver o gosto e o prazer pela leitura entre os alunos de FLE. É primordial encontrarmos uma forma de tornar a leitura mais significativa para os alunos, o que não dispensa o prazer em ler. O professor desempenha um papel fundamental para a aquisição deste letramento literário, quando escolhe e apresenta os textos aos alunos, mas não basta indicar os textos, é necessário nortear e acompanhar a leitura juntamente com os alunos. Deve-se dar oportunidade aos alunos de discutir a leitura em sala de aula e, para tanto, é necessário haver momentos para troca. O trabalho apresenta, assim, recursos como a leitura dirigida com posterior avaliação, buscando-se técnicas para a valorização do texto literário original em sala de aula. A leitura encerra-se na produção final de texto e respostas ao questionário final avaliativo de leitura, cuja análise e conclusão é feita a partir do confronto com os dois questionários respondidos antes do início do processo de leitura. | 
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | 
| Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais 
 | 
    
    
    Este item está licenciado na Licença Creative Commons
    