Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17136
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VeraLuciaDaSilva_tcc.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Iêda Maria Vilas Bôas-
dc.contributor.authorSilva, Vera Lúcia da-
dc.identifier.citationSILVA, Vera Lúcia da. Letramento literário em FLE: por que, quando e como ensiná-lo?. 2015. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho defende-se a prática do letramento literário nas aulas de francês língua estrangeira (FLE) nos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal (CILs). Procura-se refletir sobre a importância do texto literário nas aulas de FLE e da leitura de livros em todos os níveis, em especial nos níveis avançados, nos quais pretende-se que o texto integral seja ofertado aos alunos e não apenas os textos adaptados. O letramento literário tem muito a contribuir para o aprendizado da língua bem como auxiliar na compreensão e interação com as culturas dos países de literatura de língua francesa. O trabalho visa desenvolver o gosto e o prazer pela leitura entre os alunos de FLE. É primordial encontrarmos uma forma de tornar a leitura mais significativa para os alunos, o que não dispensa o prazer em ler. O professor desempenha um papel fundamental para a aquisição deste letramento literário, quando escolhe e apresenta os textos aos alunos, mas não basta indicar os textos, é necessário nortear e acompanhar a leitura juntamente com os alunos. Deve-se dar oportunidade aos alunos de discutir a leitura em sala de aula e, para tanto, é necessário haver momentos para troca. O trabalho apresenta, assim, recursos como a leitura dirigida com posterior avaliação, buscando-se técnicas para a valorização do texto literário original em sala de aula. A leitura encerra-se na produção final de texto e respostas ao questionário final avaliativo de leitura, cuja análise e conclusão é feita a partir do confronto com os dois questionários respondidos antes do início do processo de leitura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCentro Interescolar de Línguas (CIL)pt_BR
dc.subject.keywordLiteratura francesapt_BR
dc.subject.keywordLíngua francesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleLetramento literário em FLE : por que, quando e como ensiná-lo?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-09T12:09:40Z-
dc.date.available2017-06-09T12:09:40Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17136-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons