Título: | Ler & escrever : ação de todos! : trabalhando o estudante, formando o professor |
Autor(es): | Pires, Vitória Régia de Oliveira |
Orientador(es): | Pereira, Ana Dilma de Almeida |
Assunto: | Prática de ensino - língua portuguesa Leitura e escrita Educação - efeito das inovações tecnológicas |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 9-Jun-2017 |
Referência: | PIRES, Vitória Régia de Oliveira. Ler & escrever: ação de todos!: trabalhando o estudante, formando o professor. 2015. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as práticas pedagógicas de fomento à leitura e à escrita nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, recorreu-se às teorias relacionadas à formação de leitores e de escritores no contexto da escola básica, envolvendo tanto o estudante quanto o professor. Analisou-se a prática pedagógica dos sujeitos da pesquisa na perspectiva do professor como agente de letramento, partindo-se da premissa de que o estudante alfabetizado não é, necessariamente, letrado. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, por ser uma das mais adequadas ao cotidiano escolar. A constatação da autonomia desejada ao estudante, tanto na escrita quanto na leitura, assim como na oralidade, será o indicador de que o objetivo de trabalho do professor foi alcançado, uma vez que só há ensino se houver aprendizagem. |
Resumén: | Esta investigación tuvo como objetivo reflexionar sobre las prácticas pedagógicas de promoción de la lectura y la escritura en los últimos años de la escuela primaria. Con este fin, se utilizó teorías relacionadas con la formación de lectores y escritores en el contexto de la educación básica, con la participación tanto para el estudiante y el profesor. Se analizó la práctica pedagógica de los sujetos de la investigación, en la perspectiva del profesor como agente de la alfabetización, a partir de la premisa de que el estudiante sabe leer y escribir no es necesariamente alfabetizado. El método de investigación utilizado fue la investigación etnográfica cualitativa, como uno de los más adecuados a la rutina escolar. La realización de la autonomía deseada para el estudiante, tanto por escrito como en la lectura, así como oral, será el indicador de que el objetivo del trabajo del maestro se ha logrado, ya que sólo hay enseñanza si existe aprendizaje. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|