Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VitoriaRegiaPires_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Ana Dilma de Almeida-
dc.contributor.authorPires, Vitória Régia de Oliveira-
dc.identifier.citationPIRES, Vitória Régia de Oliveira. Ler & escrever: ação de todos!: trabalhando o estudante, formando o professor. 2015. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as práticas pedagógicas de fomento à leitura e à escrita nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, recorreu-se às teorias relacionadas à formação de leitores e de escritores no contexto da escola básica, envolvendo tanto o estudante quanto o professor. Analisou-se a prática pedagógica dos sujeitos da pesquisa na perspectiva do professor como agente de letramento, partindo-se da premissa de que o estudante alfabetizado não é, necessariamente, letrado. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, por ser uma das mais adequadas ao cotidiano escolar. A constatação da autonomia desejada ao estudante, tanto na escrita quanto na leitura, assim como na oralidade, será o indicador de que o objetivo de trabalho do professor foi alcançado, uma vez que só há ensino se houver aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - língua portuguesapt_BR
dc.subject.keywordLeitura e escritapt_BR
dc.subject.keywordEducação - efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleLer & escrever : ação de todos! : trabalhando o estudante, formando o professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-09T12:05:15Z-
dc.date.available2017-06-09T12:05:15Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17135-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract2Esta investigación tuvo como objetivo reflexionar sobre las prácticas pedagógicas de promoción de la lectura y la escritura en los últimos años de la escuela primaria. Con este fin, se utilizó teorías relacionadas con la formación de lectores y escritores en el contexto de la educación básica, con la participación tanto para el estudiante y el profesor. Se analizó la práctica pedagógica de los sujetos de la investigación, en la perspectiva del profesor como agente de la alfabetización, a partir de la premisa de que el estudiante sabe leer y escribir no es necesariamente alfabetizado. El método de investigación utilizado fue la investigación etnográfica cualitativa, como uno de los más adecuados a la rutina escolar. La realización de la autonomía deseada para el estudiante, tanto por escrito como en la lectura, así como oral, será el indicador de que el objetivo del trabajo del maestro se ha logrado, ya que sólo hay enseñanza si existe aprendizaje.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons