Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17129
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AuriceiaCristinaBrigida_tcc.pdf735,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crise de identidade docente frente à educação inclusiva
Autor(es): Brígida, Auricéia Cristina do Nascimento
Orientador(es): Dias, Juliana de Freitas
Assunto: Educação inclusiva
Professores de educação especial
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 8-Jun-2017
Referência: BRÍGIDA, Auricéia Cristina do Nascimento. Crise de identidade docente frente à educação inclusiva. 2015. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia intitulada “Crise de Identidade Docente Frente à Educação Inclusiva” é consequência da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que produzi, quando professora de Sala de Recursos com professores de Ensino Fundamental II do Centro de Ensino Fundamental de Samambaia/Distrito Federal. O objetivo geral é investigar a forma com que esses professores vivenciam e praticam a educação inclusiva e desafios enfrentados no dia a dia com foco nas identidades e ideologias. Desse modo, abordo, no seio da pesquisa crítica, questões relacionas à crise de identidade docente em meio a esse processo. A orientação teórica pautou-se nos estudos sobre Identidade, Pedagogia Crítica e Ideologia. O estudo baseado na etnografia crítica permitiu através de conversas, discussões, troca de ideias e entrevistas a compreensão e análise dos traços identitários dos docentes participantes. Destaco como resultados a aproximação entre professores e profissionais da sala de recursos da escola e a percepção dos docentes de que esse espaço serve como apoio para a melhoria de suas práticas pedagógicas para com os alunos especiais. E ainda minha transformação identitária que refletirão significativamente em meu fazer pedagógico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons