Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17129
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AuriceiaCristinaBrigida_tcc.pdf735,34 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Juliana de Freitas-
dc.contributor.authorBrígida, Auricéia Cristina do Nascimento-
dc.identifier.citationBRÍGIDA, Auricéia Cristina do Nascimento. Crise de identidade docente frente à educação inclusiva. 2015. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia intitulada “Crise de Identidade Docente Frente à Educação Inclusiva” é consequência da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que produzi, quando professora de Sala de Recursos com professores de Ensino Fundamental II do Centro de Ensino Fundamental de Samambaia/Distrito Federal. O objetivo geral é investigar a forma com que esses professores vivenciam e praticam a educação inclusiva e desafios enfrentados no dia a dia com foco nas identidades e ideologias. Desse modo, abordo, no seio da pesquisa crítica, questões relacionas à crise de identidade docente em meio a esse processo. A orientação teórica pautou-se nos estudos sobre Identidade, Pedagogia Crítica e Ideologia. O estudo baseado na etnografia crítica permitiu através de conversas, discussões, troca de ideias e entrevistas a compreensão e análise dos traços identitários dos docentes participantes. Destaco como resultados a aproximação entre professores e profissionais da sala de recursos da escola e a percepção dos docentes de que esse espaço serve como apoio para a melhoria de suas práticas pedagógicas para com os alunos especiais. E ainda minha transformação identitária que refletirão significativamente em meu fazer pedagógico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação especialpt_BR
dc.titleCrise de identidade docente frente à educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-08T13:36:51Z-
dc.date.available2017-06-08T13:36:51Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17129-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons