Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunaSantosDaSilva_tcc.pdf735,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os gêneros textuais como recursos didáticos para alunos do 2º segmentos da EJA com dificuldades na escrita e leitura
Autor(es): Silva, Bruna Santos da
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Escrita
Prática de ensino - língua portuguesa
Gêneros textuais
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 8-Jun-2017
Referência: SILVA, Bruna Santos da. Os gêneros textuais como recursos didáticos para alunos do 2º segmentos da EJA com dificuldades na escrita e leitura. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo da Língua Portuguesa por meio da leitura e da escrita tornou-se um elemento indispensável na inserção social do/a aluno/a e consequentemente para a formação da cidadania. Neste contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como principal objetivo analisar a prática pedagógica com gêneros textuais com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa abordou várias temáticas como as funções, a aplicação e a importância da formação dos professores de Língua Portuguesa na educação básica e as principais estratégias que favorecem a aprendizagem dos gêneros textuais para jovens e adultos. Na formação do professor evidenciou-se a importância da formação continuada e o comprometimento com uma educação de qualidade. Como procedimentos para geração dos dados foram realizadas entrevistas com alunos do 2º segmento e três professores da EJA de uma escola pública de Sobradinho do Distrito Federal que nortearam a pesquisa qualitativa sobre a prática docente com gêneros textuais. Os resultados da pesquisa, indicaram que os alunos apesar de sentirem dificuldades na leitura e produção de textos, gostam do trabalho desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa com a diversidade de gêneros textuais. Na conclusão, observou-se que a pesquisa atingiu seus objetivos na análise dos principais problemas que envolvem o ensino e a prática da leitura e escrita dos gêneros textuais com alunos da EJA no ensino da Língua Portuguesa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons