Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Silva, Bruna Santos da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruna Santos da. Os gêneros textuais como recursos didáticos para alunos do 2º segmentos da EJA com dificuldades na escrita e leitura. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo da Língua Portuguesa por meio da leitura e da escrita tornou-se um elemento indispensável na inserção social do/a aluno/a e consequentemente para a formação da cidadania. Neste contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como principal objetivo analisar a prática pedagógica com gêneros textuais com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa abordou várias temáticas como as funções, a aplicação e a importância da formação dos professores de Língua Portuguesa na educação básica e as principais estratégias que favorecem a aprendizagem dos gêneros textuais para jovens e adultos. Na formação do professor evidenciou-se a importância da formação continuada e o comprometimento com uma educação de qualidade. Como procedimentos para geração dos dados foram realizadas entrevistas com alunos do 2º segmento e três professores da EJA de uma escola pública de Sobradinho do Distrito Federal que nortearam a pesquisa qualitativa sobre a prática docente com gêneros textuais. Os resultados da pesquisa, indicaram que os alunos apesar de sentirem dificuldades na leitura e produção de textos, gostam do trabalho desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa com a diversidade de gêneros textuais. Na conclusão, observou-se que a pesquisa atingiu seus objetivos na análise dos principais problemas que envolvem o ensino e a prática da leitura e escrita dos gêneros textuais com alunos da EJA no ensino da Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.title | Os gêneros textuais como recursos didáticos para alunos do 2º segmentos da EJA com dificuldades na escrita e leitura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T12:00:39Z | - |
dc.date.available | 2017-06-08T12:00:39Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17124 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|