Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroIvoSantosPinheiro_tcc.pdf32,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do Método de Mensuração da Degradação (MMD) ao estudo das fachadas de edifícios em Brasília
Autor(es): Pinheiro, Pedro Ivo Santos
Orientador(es): Bauer, Elton
Assunto: Arquitetura - conservação e restauração
Edifícios - manutenção
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 2-Jun-2017
Referência: PINHEIRO, Pedro Ivo Santos. Aplicação do Método de Mensuração da Degradação (MMD) ao estudo das fachadas de edifícios em Brasília. 2016. xii, [186] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A fachada é a primeira barreira protetora contra os agentes atmosféricos atuantes em um edifício e apresenta, ao longo de sua vida útil, anomalias decorrentes desta proteção. Com o tempo é esperada uma queda natural do seu desempenho. A velocidade de queda de desempenho depende dos tipos de mecanismos de degradação, de fatores de propagação e de suas intensidades. Pesquisas que visam entender essas variáveis vem sendo estimuladas, com o objetivo de desenvolver métodos de análise que criem uma correlação satisfatória entre valores quantificados de área degradação e o grau de desempenho de fachadas, além de condicionar a estimativa de vida útil do edifício e de suas fachadas a fatores não apenas empíricos. O presente trabalho busca colaborar para o estudo de manifestações patológicas através do uso de uma metodologia de avaliação sistematizada por pesquisadores da área, em especial o Método de Mensuração de Degradação (MMD), concebido Laboratório de Ensaios de Materiais – LEM/UNB, que se utiliza de mapeamento de danos, feito por investigações de campo, para análises de fachadas, por intermédio do cálculo de índices de degradação. Os índices de degradação mensuram o dano das fachadas e ponderam diversos fatores importantes no processo. As informações obtidas por estes índices auxiliam a delimitar os possíveis cursos de prognóstico e definições de conduta possíveis. O estudo, que considera o espaço amostral dos edifícios de revestimento cerâmico de Brasília, culminou na vistoria física de três edifícios e aplicação do MMD em dois edifícios previamente vistoriados pelo LEM/UNB, e avaliação desses por índices de degradação descritos por Souza (2016). Os procedimentos permitiram, desta forma, a aplicação do método de mensuração, quantificando a degradação dos edifícios, ao ponderar a gravidade dos danos e a importância de cada dano na degradação. Os resultados permitiram analisar os edifícios com referência a curvas de degradação, cujas representações gráficas demonstram os padrões de degradação ao longo da vida do sistema de fachadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons