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Título: Atividades e ocupações de crianças e adolescentes brasileiros de 5 a 14 anos de idade
Autor(es): Sousa, Jaqueline Gonçalves de
Orientador(es): Pontes, Tatiana Barcelos
Assunto: Terapia recreativa
Terapia ocupacional para crianças
Adolescentes
Crianças e adolescentes
Crianças - desenvolvimento
Paediatric Activity Card Sort (PACS)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 2-Jun-2017
Referência: SOUSA, Jaqueline Gonçalves de. Atividades e ocupações de crianças e adolescentes brasileiros de 5 a 14 anos de idade. 2016. 19 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: A participação em ocupações contribui para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo de crianças e adolescentes e se configura como um dos principais objetivos da intervenção terapêutica ocupacional. Repertório de ocupações (RO) é definido como a constelação de ocupações realizadas por um indivíduo em um específico ponto de sua vida. Dada a importância do repertório de ocupações de crianças e adolescentes para seu desenvolvimento, saúde e qualidade de vida, faz-se importante conhecer e explorar este repertório. A Pediatric Activity Card Sort – PACS criada em 2004, no Canadá é uma avaliação que permite conhecer o engajamento de crianças e adolescentes em atividades significativas. Entretanto, é sabido que ocupações são mediadas e influenciadas pela cultura, desta forma, uma avaliação criada para outro contexto, pode não ser adequada ao entendimento do RO da população brasileira. Objetivos: Conhecer o repertório de ocupações de crianças e adolescentes brasileiros de 5 a 14 anos de idade, verificando se a Paediatric Activity Card Sort – PACS, se comporta como uma ferramenta útil para terapeutas ocupacionais brasileiros, quanto a sua aceitação e aplicabilidade. Métodos: Este é um estudo descritivo transversal, no qual foi aplicado um questionário sociodemográfico e a versão pré-final traduzida da avaliação Pediatric Activity Card Sort – PACS foi aplicada em 60 crianças e adolescentes atendidos pelos serviços ambulatoriais ou de internação do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os dados foram coletados em junho de 2015 e os resultados foram armazenados em um banco de dados. Os dados foram analisados em estatísticas descritivas (frequência, porcentagem, média, mediana e desvio-padrão). Foram feitas análises de comparação entre as médias dos grupos, usando o programa SPSS, versão 20. O projeto foi aprovado pelo Comité de Ética da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Resultados: Foram avaliadas 60 crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos de idade. Destes 53,3% eram do sexo masculino, 75% eram negros ou pardos e 88,3% tinham ao menos 1 irmão. Com relação ao repertório de ocupações, as crianças e adolescentes faziam, em média, 95,7% das ocupações relacionadas ao cuidado pessoal, 58,6% das ocupações relacionadas à produtividade e atividades escolares, 58,9% das ocupações relacionadas a hobbies e 15,1% das ocupações relacionadas a esportes. Dentre as ocupações realizadas pelas crianças e adolescentes brasileiros e que não constavam do PACS, as mais comuns foram: cuidado pessoal – fazer escova, chapinha e penteados nos cabelos, cortar e fazer as unhas; produtividade: cozinhar e lavar banheiro; hobbies: dança, queimada, pique-esconde, bolinha de gude, soltar pipa e pescar; esportes: capoeira e handebol. Discussão/Conclusão As crianças e adolescentes brasileiros participaram de mais ocupações relacionadas ao cuidado pessoal ao se comparar a crianças canadenses de semelhante faixa etária, que realizaram 88,9%. Entretanto, elas realizaram menos ocupações relacionadas a hobbies (58,9% x 69,0%) e menos ocupações relacionadas a esportes (15,1% x 60,0%). Em relação a produtividade, os dados foram semelhantes (58,6% x 56,8%). Para uso com a população brasileira, o PACS deverá passar por alterações culturais, incluindo em seu repertório mais atividades relacionadas a atividades recreativas e esportivas em ambientes aberto, como na rua e em parques e suprimindo atividades na neve. Aspectos culturais como capoeira e cuidar do cabelo devem ser considerados. Análise de itens deve ser realizada visando a construção da versão final em português da avaliação, entretanto a avaliação mostrou-se importante e útil ferramenta que possibilita conhecer o repertório de ocupações de crianças e adolescentes brasileiros.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2016.
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